Em uma recente campanha publicitária da renomada empresa de cosméticos L’Occitane au Brésil, que contou com a presença da atriz Grazi Massafera, o caju foi representado de forma equivocada, gerando polêmica e virando motivo de piada nas redes sociais. No vídeo (veja mais abaixo), postado em 3 de outubro, o caju é visto grudado na árvore pela castanha, quando, na realidade, é o pedúnculo que conecta o pseudofruto ao galho.
Para agravar o erro, foi possível identificar que a árvore utilizada na filmagem não era sequer um cajueiro, parecendo mais com uma amoreira. A campanha tinha o objetivo de promover uma linha de produtos para a pele à base de caju. A representação incorreta gerou uma série de reações humorísticas e críticas por parte dos internautas.
Entre os críticos estava o Instituto Caju Brasil (ICB), que manifestou seu descontentamento, salientando a importância do caju para a identidade nacional. O ICB declarou: “Esperamos, sinceramente, que a empresa possa corrigir o seu erro, através de campanhas compensatórias. O setor já vive diversos problemas, e ter a imagem da sua ‘identidade’ descaracterizada é muito triste”.
Ao ser questionada, a L’Occitane defendeu a escolha estética de representar o caju de maneira invertida. Segundo a empresa, a equipe criativa optou por uma estética mais lúdica, buscando gerar estranhamento e, consequentemente, maior engajamento nas redes sociais.
“O time de marketing adotou o tom de voz leve, bem-humorado e descontraído da identidade da marca e seguiu com o vídeo para aproveitar a estética lúdica – já usada em outras campanhas – para causar estranhamento, o que poderia gerar maior engajamento nas redes sociais.”, manifestou a empresa em nota.
O caju, conhecido por sua saborosa castanha, é, de fato, um pseudofruto. Em 2022, o Brasil produziu impressionantes 147 mil toneladas de castanha-de-caju. Apesar de sua vasta produção, principalmente no Ceará, o país não detém o título de maior produtor mundial, que pertence à Costa do Marfim. As exportações brasileiras da castanha em 2022 alcançaram a marca de 63 milhões de dólares.