Policiais do 2° Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui autuaram um morador do município em R$ 500,00, por manter em cativeiro um papagaio, espécime da fauna nativa. O caso ocorreu nesta segunda-feira (23).
Os policiais ambientais foram até o local após uma denúncia de que o morador mantinha pássaros em cativeiro. Ao chegar à residência, eles encontraram apenas o papagaio.
O morador relatou aos policiais que encontrou o papagaio ainda filhote, na rua, quando morava em São Paulo. Na época, a ave tinha um anel na pata, mas a anilha foi retirada, segundo ele, para não machucá-la.
O homem afirmou, ainda, que possui cadastro técnico federal e autorização para criar o pagagaio, mas não apresentou a documentação.
Os policiais elaboraram uma autuação por infração contra a fauna, prevista no artigo 25 da Resolução 005/21, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. A norma prevê multa para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
O papagaio e o viveiro onde ele estava ficaram depositados ao infrator, no local do fato. A ocorrência será encaminhada ao Distrito Policial do município via ofício.