A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu entre os dias 29/9 e 2/10, em ações distintas, cinco passageiros tentando embarcar para Portugal, Finlândia, Irlanda, Inglaterra e Tanzânia com droga em suas bagagens.
Policiais federais foram acionados na sexta-feira (29/9), por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), que inspecionam as bagagens e passageiros que realizam os procedimentos migratórios, em razão das imagens do aparelho de raio-x indicarem algo suspeito nas estruturas da mala, portada por um homem, nacional da Espanha, que pretendia embarcar com destino a Portugal. Os policiais, ao revistarem a mala suspeita, encontraram 3 Kg de cocaína. O suspeito foi preso em flagrante.
Uma mala que havia sido reclamada como extraviada por um homem, nacional do México e que havia desembarcado neste aeroporto no dia 28/9, chegou no sábado (30/9) e passou pela inspeção alfandegária, de forma indireta, por meio do raio-x. As imagens do aparelho revelaram uma grande quantidade de substância suspeita em seu interior.
O passageiro, que estava hospedado na cidade de Guarulhos e veio no mesmo dia buscar sua bagagem, não reconheceu a mala como sendo sua. Ao ser aberta foram encontrados 16 Kg de metanfetamina, mais de 3 Kg de maconha e pouco mais de 1 Kg de canabidiol em gel. Foi instaurado inquérito policial para se apurar as responsabilidades acerca das drogas encontradas.
Neste mesmo dia duas pessoas foram presas com cocaína nas bagagens. Uma mulher, nacional da Polônia, levava mais de 5 Kg da droga ocultos dentro de passamanarias. A suspeita tinha como destino final a Finlândia. Na outra ação, um brasileiro foi flagrado tentando embarcar para a Irlanda com 11 Kg de cocaína.
No domingo (1/10), a bagagem despachada por um brasileiro, que embarcaria com destino a Inglaterra, foi retida após análise por meio do raio-x, em razão da suspeita de conteúdo ilícito. O passageiro foi localizado e conduzido à delegacia, onde recebeu voz de prisão após peritos federais, em sua presença e na de testemunhas, encontrarem quase 8 Kg de cocaína num fundo falso da mala.
A última ação dos policiais federais, que resultou na apreensão de mais de 2 Kg de cocaína, ocorreu na madrugada de hoje (2/10). Uma mulher, nacional da Tanzânia, foi flagrada tentando passar pelo controle migratório com a droga oculta nas estruturas de sua bagagem de mão.
Os suspeitos serão apresentados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.