A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão durante uma investigação contra grupos que incitam discursos ódio e fazem apologia ao nazismo, em Sorocaba e Votorantim, no interior de São Paulo. Os mandados foram cumpridos nesta terça-feira (31) e ninguém foi preso.
A ação faz parte da Operação Overlord – Fase II cumpriu três mandados em Sorocaba e dois em Votorantim. Durante as buscas foram apreendidos computadores, celulares, documentos e armas brancas.
Investigações
As investigações começaram em novembro de 2022, a partir de uma comunicação feita pela ONG SaferNet Brasil. De acordo com a denúncia, havia um grupo criado no WhatsApp com imagens e simbologia nazista, além da exibir a cruz suástica, o que é proibido pela legislação penal brasileira. O grupo era público e disponível para acesso mundial.
No dia 4 de junho deste ano, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra possíveis integrantes do grupo. A partir do material apreendido, foi identificado outros envolvidos nos fatos investigados, bem como outros grupos em redes sociais, nos quais são compartilhados conteúdos que fazem apologia ao nazismo e incitam a discriminação das mais variadas formas, o que motivou a Polícia Federal postular novos mandados de busca e apreensão.
Diante disso, a Polícia Federal solicitou autorização do Ministério Público Federal para cumprir outros mandados de busca e apreensão. Os pedidos foram autorizados e expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba (SP).