Allan Koch, policial penal e pastor evangélico de 44 anos, foi preso acusado de narcotráfico em sua residência em Dourados, Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (30). As autoridades confiscaram 290 quilos de maconha, dois quilos de cocaína pura, duas pistolas ilegais calibre 40 e R$ 11.650,00 em dinheiro. Junto a ele, seu filho foi detido.
Allan chegou a palestrar em escolas, como em agosto deste ano em Mundo Novo (MS), sobre “conscientização e prevenção das drogas e da criminalidade”. O material da palestra divulgado pela escola apresentou Allan como “pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, bacharel em teologia pela Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul (SC), bacharel em teologia pela Faculdade Batista Anna Wollerman, Dourados (MS) e pós-graduando em Gestão Penitenciária e Gerenciamento de Crises, pelas Faculdades Cassilândia (MS)”.
O que intensifica a surpresa da prisão é o fato de Allan estar vinculado ao sistema penitenciário. Desde 2017, ele trabalha no PED (Presídio Estadual de Dourados) e é membro do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária). Antes disso, desempenhou funções no sistema penitenciário de Nova Andradina.
As informações apontam que Allan já estava sob o radar das autoridades. A detenção ocorreu após uma denúncia anônima, indicando a residência em Dourados como um possível entreposto de drogas. Ao ser abordado, o filho de Allan confessou guardar os narcóticos em casa e distribuí-los com o auxílio do pai.