Uma campanha da Justiça Eleitoral de Araçatuba conseguiu aumentar o número de jovens eleitores, com idades entre 16 e 17 anos de idade, no município, em menos de um mês. Quando os trabalhos tiveram início, no dia 20 de setembro deste ano, eram apenas 735 jovens com título de eleitor na cidade. Hoje, a dois dias do término da campanha, já são 1.750 eleitores de 16 e 17 anos, podendo chegar aos 2 mil até o fim desta semana.
O trabalho da Justiça Eleitoral teve como objetivo de estimular a participação deste público nas eleições do ano que vem, haja vista que do total de 153.442 eleitores em Araçatuba, apenas 735 correspondia aos jovens.
Segundo a chefe de cartório da 299ª Zona Eleitoral, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, foram 15 escolas visitadas em Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá, com a realização de 18 encontros, 7 palestras informativas e 18 oficinas para tirar o título eleitoral no local, além de 18 simulados com urnas eletrônicas.
“Mais de 3 mil jovens receberam informações a respeito da importância do título, enfim, uma verdadeira maratona”, afirmou Fabiana.
A campanha segue até a próxima quarta-feira, 18 de outubro e a expectativa é de processar mais 200 títulos até lá, além dos mais de mil já digitados e processados.
Dados da Justiça Eleitoral apontam que Araçatuba tem um total de 153.442 eleitores, sem contar os jovens que tiraram os seus títulos recentemente.