Um homem de 36 anos identificado pelas iniciais C.R.M.M. foi preso em flagrante na noite deste sábado (21) tentando furtar uma égua avaliada em R$ 100 mil e que estava no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, no bairro Santana, em Araçatuba, participando de um evento da ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha).
De acordo com a polícia, um vigilante que trabalha no controle do acesso em uma das portarias, viu um casal cercando uma égua que corria pela avenida em frente ao recinto. Ele ajudou a conter o animal. Na sequência o indiciado apareceu dizendo que era o dono do cavalo.
No entanto, as testemunhas desconfiaram que o animal fosse de alguém que estava participando do evento, porque além do porte, estava com um cabresto de qualidade superior aos existentes no mercado. O homem que corria atrás da égua afirmava ter os documentos do animal.
Um dos organizadores do evento foi acionado e verificou que a égua era chipada, e pela leitura do chip, identificou o proprietário e os responsáveis pelo animal. Um deles foi localizado e disse que a égua pertence a criador da cidade de Buritis, no Mato Grosso do Sul, que está participando do evento com 16 equinos.
Segundo esse funcionário do criador, a égua havia participado de uma prova de apartação e depois foi levada para um local denominado cachoeira. Em seguida deixou a égua amarrada e saiu para jantar, no momento em que a retiraram do local.
Também foi constatado que o autor rompeu parte de um alambrado para retirar a égua do recinto. O indiciado estava agitado. Ele foi levado ao plantão policial e ficou preso em flagrante por furto. A égua foi devolvida aos responsáveis.
Em nota
A Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) confirma a tentativa de furto de uma égua, na noite deste sábado (21), do Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba. O animal participa das provas do 44° Potro do Futuro, 16° Copa dos Campeões e 9° Derby da raça.
A equipe de segurança da organização do evento foi acionada e tomou as medidas necessárias. O Departamento médico veterinário da Associação prestou toda a assistência. O animal passa bem e o suspeito foi preso.