Em recente participação no Circuito Urbano 2023, promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) nesta quinta-feira (5), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Governo de São Paulo debateram sobre as atuais e futuras políticas habitacionais do estado.
Durante o evento, o secretário da SDUH, Marcelo Branco, enfatizou a transformação estratégica da antiga pasta de “Habitação” para “Desenvolvimento Urbano e Habitação”. Ele citou: “Nós tivemos a felicidade de transformar a secretaria de ‘Habitação’, que existe há décadas, em ‘Desenvolvimento Urbano e Habitação’, com foco em soluções integradas. Essa integração trouxe para nossa alçada as nove regiões metropolitanas do estado, onde estamos criando condições de apresentar projetos bastante estruturantes para cada uma delas”.
Uma das parcerias estratégicas, mencionada durante a discussão, foi a recentemente firmada com o BNDES. A colaboração visa a revitalização do entorno da Estação Ferroviária de Sorocaba, com projetos que englobam a oferta de 400 novas unidades habitacionais, a preservação e restauração do patrimônio histórico local e o fomento da atividade econômica.
Reinaldo Iapequino, presidente da CDHU, salientou a importância das Parcerias Público-Privadas na formulação e execução desses projetos. “É um modelo contratual muito mais fácil de gerir. Com poucas pessoas, um grupo especializado e bem remunerado é capaz de gerir uma escala de oferta e um caráter multissetorial”, apontou.
O encontro ainda reservou espaço para a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDUH) 2040 do Estado de São Paulo. O plano está alinhado aos princípios da Nova Agenda Urbana ONU-Habitat, visando soluções e diretrizes sustentáveis para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas.
O debate contou com a participação de numerosos especialistas e autoridades na área, incluindo membros da CDHU, BNDES e demais representantes do setor.