A 6ª edição do Festival Literário de Araçatuba (Felita) tem início nesta segunda-feira (23), com uma ampla programação que inclui exibições de filmes, bate-papos e encontro com escritores, lançamento de livro, feira em praça e apresentação musical. O evento segue até o dia 28 de outubro.
A abertura, nesta segunda, contará com a exibição do filme “Minhocas”, às 8h e 14h, e a do longa “O Universo Graciliano”, às 19h30. Ambas as exibições serão feitas pelo programa Pontos MIS, no teatro municipal Castro Alves, com classificação livre.
Na terça-feira (24), é a vez da “Interação cultural com jogos”, em parceria com o Circuito Cultural Paulista. Será às 9h, na Estação Cidadania. À noite, haverá a Balada Literária, a partir das 19h30, com o lançamento do livro “Covid 19: anjo de plantão na UTI”, do escritor Hélio Consolaro. O evento será no Quintal Cultural.
A programação segue com encontros com escritores, bate-papos e mesa-redonda que irão abordar temas como clubes de leitura e os caminhos para a publicação de um livro. No sábado (28), a programação se encerra com uma feira na praça Natal Drigo, na avenida Saudade, a partir das 16h.
No mesmo local, haverá contação de histórias com Tânia Katuapó e Larissa Lacava, às 17h, e a apresentação da banda Código de Conduta, às 18h30. Confira toda a programação do Felita abaixo:
PROGRAMAÇÃO DO FELITA 2023
23/10 (segunda)
Exibição do filme nacional “Minhocas”, pelo programa Pontos MIS
Local: Teatro Municipal Castro Alves – R. Duque de Caxias, 29
Horário: 8h e 14h
Classificação: livre
Exibição do filme nacional “O universo Graciliano”, pelo programa Pontos MIS
Local: Teatro Municipal Castro Alves – R. Duque de Caxias, 29
Horário: 19h30
Classificação: livre
24/10 (terça)
Oficina “Interação cultural com jogos”, em parceria com o Circuito Cultural Paulista
Local: Estação Cidadania – Rua Elza Almeida Lemos, 975, Jardim Atlântico
Horário: 9h
Com base em pesquisas científicas da arqueologia, filosofia e psicopedagogia, o Coletivo Lúdico produz seu acervo de Jogos do Mundo em madeira e convida o público para entrar em contato com patrimônios culturais da humanidade.
Balada Literária
Local: Quintal Cultural – Rua Cussy de Almeida, 2088
Horário: 19h30
O evento terá apresentações musicais, palco aberto para o público e lançamento do livro “Covid 19: anjo de plantão na UTI”, do escritor Hélio Consolaro, em parceria com a Academia Araçatubense de Letras e o Grupo Experimental.
25/10 (quarta)
Mesa redonda “Caminhos para publicação”, com os escritores Flávio Mestriner, Duxtei Vinhas Ítavo e a mediadora Cintia Brasileiro
Local: MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) – Rua Duque de Caxias, 20
Horário: 19h30
A conversa pretende orientar novos autores inéditos. Os escritores vão ajudar os iniciantes a entender o que é exatamente um original e quais são as opções disponíveis de publicação, como concursos, plataformas digitais e editoras.
26/10 (quinta)
Bate-papo “Os clubes de leitura: o que lemos juntos?”, com a jornalista e professora Ágatha Urzedo
Local: MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) – Rua Duque de Caxias, 20
Horário: 19h30
A produtora de conteúdo literário em mídias sociais vai conversar sobre o boom dos clubes de leitura pós-pandemia, sobretudo em formatos virtuais, explicando como é feita sua curadoria dos títulos indicados para a leitura e a mediação.
27/10 (sexta)
Leitura Legal: projetos literários desenvolvidos com alunos de escolas estaduais, com mediação da professora e escritora Rita Lavoyer
Local: Auditório do Siran – Rua Oscar Rodrigues Alves, 55
Horário: 8h
Encontro com a escritora e tenista Maíra Ranzeiro, autora do livro “Maíra: a alegre campeã”
Local: Auditório do Siran – Rua Oscar Rodrigues Alves, 55
Horário: 13h30
Maíra foi a primeira campeã negra do tênis de mesa brasileiro. Sua trajetória inspirou a criação de seu primeiro livro infantil, uma história de superação que possui o poder de estimular muitas pessoas a realizar seus sonhos.
28/10 (sábado)
Feira na praça, organizada pela ONG BPW (Business Professional Woman)
Local: Praça Natal Drigo – Av. da Saudade, 1624
Horário: 16h às 20h30
Contação de histórias “Contos de lá e cá”, da Cia. Vem Vindo Histórias (Tânia Katuapó e Larissa Lacava)
Local: Praça Natal Drigo – Av. da Saudade, 1624
Horário: 17h
Apresentação da banda Código de Conduta, no encerramento do Felita
Local: Praça Natal Drigo – Av. da Saudade, 1624
Horário: 18h30