O GSH Banco de Sangue de Araçatuba enfrenta uma situação alarmante. Atualmente, os estoques estão 30% abaixo do ideal, proporcionando uma cobertura de apenas 14 dias. Em circunstâncias ideais, essa cobertura seria de 18 dias, indicando claramente a necessidade urgente de doações.
A baixa nos estoques é reflexo de uma queda de quase 25% nas coletas. Se essa tendência continuar, a instituição enfrentará o grave risco de faltar hemocomponentes, o que pode ter repercussões sérias para a saúde dos pacientes atendidos.
Diante deste cenário preocupante, o banco de sangue faz um apelo à população para que realize doações. O processo é simples, indolor e leva em torno de 40 minutos. Mais do que um simples gesto, doar sangue é uma demonstração de solidariedade e empatia para com o próximo.
Atualmente, o GSH Banco de Sangue recebe diariamente entre 18 a 25 doações, no entanto, precisa de, no mínimo, 40 coletas diárias para manter o equilíbrio em relação às demandas crescentes por hemocomponentes. Gilson Cirino, captador de doadores da instituição, expressou sua preocupação: “Neste período de instabilidade climática, com variações de temperatura e incidência de gripes, muitas pessoas estão temporariamente inaptas para doar. Por isso, é fundamental que aqueles que estão saudáveis tomem a iniciativa”.
O ato de doar sangue tem um impacto imenso, oferecendo chance de vida para uma variedade de pacientes. Desde aqueles diagnosticados com anemia falciforme, passando por indivíduos em tratamento de câncer, até vítimas de acidentes ou que necessitam de cirurgias complexas, todos dependem das reservas de sangue. Vale lembrar que o GSH Banco de Sangue de Araçatuba presta serviços tanto para hospitais públicos quanto privados da região.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, localizada na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada, anexa ao Hospital Unimed. Aqueles que puderem, são encorajados a comparecer e fazer sua doação.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.