Nesta segunda-feira (23), uma mulher de 31 anos enfrentou acusações de maus-tratos a um animal doméstico, no Jardim Colina, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O motivo para essa autuação foi um vídeo compartilhado em suas redes sociais, no qual ela é vista oferecendo cerveja a um cão.
Após a Polícia Ambiental tomar conhecimento das imagens, eles se dirigiram à residência da mulher para investigar o ocorrido. Segundo o site da Band Multi, ela confirmou a autenticidade das imagens, admitindo que não tinha noção da repercussão negativa que o vídeo poderia causar.
Devido à clareza do registro, a Polícia Ambiental concluiu que se configurou o crime de maus-tratos por fornecer bebida alcoólica ao cão. Um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil foi emitido contra a mulher, com base no artigo 29 da Resolução Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) nº 05/2021.
O cão em questão foi apreendido, mas posteriormente devolvido à proprietária, que recebeu orientações de acordo com as leis ambientais em vigor. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Presidente Prudente.