O ex-prefeito de Birigui Cristiano Salmeirão (Solidariedade) anunciou a sua pré-candidatura à Prefeitura de Birigui (SP) para as eleições municipais de 2024, em vídeo gravado e disparado pelo WhatsApp, nesta quarta-feira (18).
Salmeirão, que tem 49 anos de idade, governou Birigui de 2017 a 2020. Tentou a reeleição em 2020, mas perdeu para o seu oponente e atual prefeito, Leandro Maffeis (Republicanos). Na ocasião, obteve 18.356 votos ante os 25.480 do primeiro colocado.
A decisão de voltar à política, segundo ele, deve-se ao apelo popular. “Eu tinha decidido que não iria competir mais, até porque já tinha ocupado todos os cargos políticos da cidade. Mas o pedido da população me fez repensar esta decisão, que foi tomada junto com a minha família”, afirmou, em entrevista ao RP10.
Antes de ser prefeito, Salmeirão foi vereador por três legislaturas e presidiu a Câmara de Birigui no biênio 2015-2016. Ao deixar a Prefeitura, em 2020, focou em sua carreira como advogado de causas cíveis, penais e trabalhistas e tornou-se corretor de imóveis.
Além disso, vem se dedicando à docência – é doutorando em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino, de Bauru. Em seu currículo, possui, ainda, uma pós-graduação pelo Unitoledo de Araçatuba e um mestrado pela Univem, de Marília.
Sobre a política, disse que pretende conciliar com sua vida pessoal, profissional e a docência. Ele disse que ainda não sabe se irá permanecer no Solidariedade, pois tem recebido propostas de vários partidos e está conversando com as lideranças políticas da cidade.
“Sou pré-candidato e pretendo, agora, viabilizar a minha candidatura, que é um pedido da população de Birigui”, afirmou, destacando que seu nome deverá estar nas urnas em 2024.
No vídeo gravado nesta quarta-feira, Salmeirão agradeceu às pessoas que têm o procurado para cumprimentá-lo e pedir o seu retorno à política.
“Quero agradecer a todos que fazem questão de me cumprimentar, de me abraçar, de transmitir uma mensagem de carinho. Podem ter certeza que isso é muito gratificante para mim”, diz, em um dos trechos.