Uma campanha do Projeto TE-Ajudo, de Araçatuba, já doou 150 abafadores de ouvidos para autistas, que possuem grande sensibilidade auditiva. A arrecadação continua até o mês de dezembro, período mais difícil para eles, por causa das festas de final de ano com fogos de artifício.
Conforme a coordenadora do TE-Ajudo, Solange Nery, que é mãe de autista e há seis anos criou uma rede de apoio para mais de 500 mães de filhos autistas, a campanha recebe doações de abafadores de proteção individual e também em dinheiro para a aquisição dos acessórios. Cada um custa entre R$ 12,00 e R$ 17,00.
Todos os abafadores recebem uma capa com tecido de quebra-cabeça, que simboliza o autismo, para torná-los mais atrativos para as crianças, já que elas têm dificuldade em usar acessórios na cabeça, como tiaras.
As primeiras doações ocorreram em 21 de setembro, Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, também foram entregues cordões de girassol, símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso do autismo, da surdez e algumas deficiências intelectuais.
Até agora, os abafadores foram doados a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), para ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para a pediatria do pronto-socorro municipal, Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e AMA (Associação Amigos do Autista de Araçatuba).
O projeto TE-Ajudo ainda tem outros 50 abafadores e pretende arrecadar mais para doá-los à Santa Casa de Araçatuba e também a igrejas, creches e à sala sensorial do Poupatempo, onde são emitidas as carteirinhas de identificação do autismo.
“Pretendemos deixar pelo menos um abafador em todo lugar que tem fluxo de crianças”, disse a coordenadora do projeto, que existe há seis anos e oferece uma rede de apoio às mães de crianças com deficiência, que necessitam de serviços jurídicos, medicação, médico, alimentação e também informações sobre inclusão.
Segundo Solange Nery, o projeto possui um grupo de WhatsApp com mais de 500 mães de Araçatuba. A campanha irá continuar, inicialmente, até dezembro, para que outros espaços possam receber o acessório e disponibilizá-lo aos autistas, quando necessário.
Doações
Quem quiser doar, é só entrar em contato pelo celular da coordenadora do TE-Ajudo: (18) 98147-5843 ou pela página do projeto no Instagram: @projetoteajudo