Chico é um gato que havia sido atropelado e estava em uma enxurrada, durante uma tempestade, na Rua Humaitá, em Araçatuba (SP), em fevereiro de 2023. O seu destino mudou com a atuação da voluntária Siomara Boldo Jordani, do Grupo Amigos do Amor, que resgata animais de rua, oferece tratamento e os coloca para adoção. Siomara passava pelo local quando viu o gato pulando e o resgatou. O animal estava sangrando, teve que passar por três cirurgias e ganhou o nome de Chico em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais, e também um novo lar.
Esta é uma das histórias contadas em um calendário elaborado pelo Grupo Amigos do Amor, que atua no resgate de animais abandonados e doentes há cerca de quatro anos. Cada mês do ano de 2024 traz a história de um cão ou gato que ganharam uma nova chance após ser serem resgatados, com fotos do antes e depois. Em cada página, há frases como “Amor é uma palavra de quatro patas”; “Alguns anjos não têm asas, têm quatro patas” e “Se o amor tivesse um som, seria um ronronando”.
“A história do Chico nos sensibilizou muito, porque o destino dele poderia ter sido outro, se eu não estivesse naquele local, naquela hora e, o mais impressionante, durante uma tempestade, com água até o meu joelho”, firma Siomara. A recuperação do gato resgatado também foi difícil e sofrida, mas hoje o bichano está bem e saudável.
Outro relato contado nas páginas do calendário é a história da Lorena, uma cachorra resgatada de um milharal. A cadela estava muito doente e era muito arisca. Com um tumor na vulva, Lorena teve de passar por cirurgia e quimioterapia. Hoje, faz a alegria de um casal de idosos que a adotou.
Calendário é vendido a R$ 10,00 para custear as despesas com os animais
O calendário já começou a ser vendido e a renda será revertida para o trabalho do grupo, que atua com a ajuda de sete voluntários e empresas parceiras. Foram confeccionados 500 exemplares e cada um será vendido a R$ 10,00.
O material foi produzido com patrocínio de empresas da cidade, para custear as despesas com veterinários (consultas, tratamentos, cirurgias, vacinas e castrações), compra de ração e reforma de abrigos, já que muitos cuidadores pedem socorro ao grupo quando enfrentam dificuldades.
“Acho importante dizer que os amigos do amor não são apenas os voluntários que atuam nos resgates, mas também todos os que colaboram comprando nossos bingos, rifas e calendários”, disse Siomara. Os calendários podem ser adquiridos com os voluntários ou nas empresas que colaboraram com patrocínio.
O Grupo Amigos do Amor não possui abrigo de animais. Ao fazer um resgate, o animal recebe todo o tratamento veterinário, cirurgias, se for o caso, medicação e também passa por castração e vermifugação. Todos os resgatados ficam em um lar temporário e são colocados para adoção.
Serviço
Mais informações pelo Instagram do grupo: @amigosdoamor2020 ou pelos telefones (18) 99792-4347, com Siomara, e (18) 99743-7329, com Inácia.