Celebrando a carreira da eterna Rita Lee e do grupo Os Mutantes, a Banda 7 Glórias se apresenta neste sábado (7), às 16h, na área de convivência do Sesc Birigui. O show, gratuito, contempla composições de diferentes fases d’Os Mutantes, incluindo “Top Top”, “Não vá se perder por aí”, “Balada do louco”, “Posso perder minha mulher, minha mãe”, “Ando meio desligado” e “Baby”, além de um tributo a Rita Lee, por meio de sucessos lançados por ela entre 1973 e o ano 2000, como “Ovelha Negra”, “Fruto Proibido”, “Agora só falta você” e “Pagu”.
Com os ouvidos atentos a essas duas referências, nasceu em Araçatuba em 2016 a banda 7 Glórias. Composto por Talita Rustichelli (voz), Fernando Patrocínio (voz e guitarra), Tiago GP (voz e bateria) e Eduardo Martinez (contrabaixo), o projeto surgiu da paixão dos quatro integrantes pela música feita por Rita, Arnaldo e Sérgio. O nome da banda faz referência ao refrão de uma das músicas do repertório, “Desculpe, baby”.
Rita Lee e Os Mutantes
Um pé na miscelânea sonora e cultural da Tropicália e o outro na onda febril de Os Beatles e afins. Assim começou, na São Paulo dos anos 1960, a história da ousada banda de rock brasileira Os Mutantes, protagonizada pela cantora Rita Lee, pelo guitarrista Sérgio Dias e pelo baixista e pianista Arnaldo Baptista.
Após seu desligamento da banda, no começo da década de 1970, Rita seguiu sua trajetória musical com sucesso, se mantendo até hoje, mesmo após sua partida, como um nome emblemático na música brasileira. Rita tocou frequentemente em temas sensíveis, polêmicos e ainda atuais, e ainda representa a resistência do protagonismo feminino no universo rock’n’roll.
Banda 7 Glórias
Depois de alguns ensaios fechados e alguns abertos, a 7 Glórias realizou seu primeiro show em dezembro de 2017, n’O Quintal Cultural, em Araçatuba. Desde então, o grupo já passou por espaços como Motor Rock e Oficina de Macacos. Em 2017, foi contemplado com prêmio do edital de circulação de espetáculos musicais do Programa de Fomento à Cultura da Secretaria de Cultura de Araçatuba, por meio do qual realizou dois shows na cidade no ano de 2018. Após mais alguns shows, o grupo deu uma pausa no final de 2019, e retomou suas atividades em março de 2023.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma Unidade Provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/unidades/birigui