O atleta Emerson Ruzzão, 39 anos, de Araçatuba, conquistou o título de bicampeão no lançamento de dardo, no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, realizado em Recife (PE), e se classificou para o Sul-Americano de Atletismo Master, que será em Lima, no Peru, no mês que vem.
Ruzzão competiu entre os dias 20 e 22 de outubro. Além de ter sido o primeiro em lançamento de dardo, pelo resultado de 47,80m, também conquistou a segunda colocação no lançamento de disco, com 36,13m, e no arremesso de peso por 12.67m.
O atleta dedicou as suas conquistas ao treinador José dos Santos Primo, falecido em julho de 2020. “Aprendi muito com o Primo, durante mais de 20 anos de convivência. Ele foi mais que um treinador, nos ensinava valores e nos fazia estudar. Eu ofereço este título a ele, é impossível não me lembrar dele nestas ocasiões”, afirmou Ruzzão.
O atleta, que é natural de Antonina, interior do Paraná, começou no atletismo aos oito anos de idade, como participante do PAF (Programa Atleta do Futuro), mantido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).
Em 2001, a convite de Primo, veio para Araçatuba. Entre os anos de 2002 e 2008, manteve-se entre os melhores atletas brasileiros de Decatlo, modalidade olímpica de atletismo composta por 10 provas.
De lá para cá, já conquistou mais de 300 medalhas em Jogos Regionais, Jogos Abertos e outros campeonatos.
O Campeonato Master de Atletismo reúne atletas a partir de 35 anos. Em 2021, Ruzzão sagrou-se campeão no lançamento de dardo, em Cascavel (PR). No ano passado, abriu mão de participar do Brasileiro Master, porque a competição coincidiu com o mês de seu casamento.
Para o Sul-Americano, no mês que vem, no Peru, a expectativa é de ganhar ou, pelo menos, ficar entre os três primeiros, ao defender a Seleção Brasileira, em Lima, capital peruana.