Um fenômeno raro foi registrado na última sexta-feira, 1º de setembro, em uma propriedade rural na comunidade de Vaquetal, cerca de 8 km distante da cidade de Cotegipe, no Oeste da Bahia. Uma bezerra nasceu com duas cabeças, surpreendendo o lavrador Osvaldo Nascimento e a comunidade local.
O lavrador fez uma gravação em vídeo (veja mais abaixo) do animal, demonstrando que a bezerra se alimentava pelas duas cabeças. “Quando a gente chegou na roça, estava a vaca parida com essa bezerra de duas cabeças. João [rapaz que aparece no vídeo] está dando para mamar, e ela mama dos dois lados. E a gente vai zelar dela até ver se ela se recupera. Se ela se recuperar a gente vai ficar com ela”, disse Osvaldo.
Apesar do esforço para manter o animal vivo, alimentando-o com leite e fornecendo os cuidados necessários, a bezerra infelizmente não conseguiu sobreviver. Segundo informações da TV Oeste, afiliada da TV Globo, o animal morreu com apenas três dias de vida.
Segundo Osvaldo e outro rapaz que aparece na gravação, a bezerra tinha dificuldades para se manter em pé, provavelmente devido ao peso das duas cabeças que desequilibrava o animal.
Vídeo
Fenômeno raro
O fenômeno de um animal nascer com duas cabeças é conhecido como “policefalia”. A condição é extremamente rara e geralmente resulta de um processo de desenvolvimento embrionário anormal. Em alguns casos, a policefalia ocorre quando dois embriões gêmeos idênticos falham em se separar completamente, resultando em um organismo com partes corporais duplicadas. O termo vem do grego “poly-“, que significa “muitos”, e “kephalē”, que significa “cabeça”.
Essa condição é objeto de estudo na medicina veterinária e na biologia do desenvolvimento, e animais com policefalia frequentemente atraem atenção tanto do público quanto da comunidade científica, devido à raridade do fenômeno.