Uma aeronave da GOL Linhas Aéreas que saiu de Congonhas, São Paulo, às 12h30 dessa quarta-feira (13), com destino a Araçatuba (SP), não conseguiu aterrissar no aeroporto Dario Guarita, devido ao vento muito forte, de rajada, condição que pode causar turbulência e afetar a estabilidade dos aviões. Após sobrevoar por cerca de 35 minutos na região, a piloto decidiu ir para São José do Rio Preto (SP), onde a aeronave pousou às 14h44.
O pouso em Araçatuba estava previsto para as 13h45, no entanto, devido às condições do tempo, a comandante precisou arremeter a aeronave (retomar o voo, com nova subida, utilizando a potência máxima) e tentar nova aproximação para o pouso, que não foi possível.
À espera da condição ideal para o pouso, a piloto sobrevoou a região de Santo Antônio do Aracanguá e do Rio Tietê por mais de meia hora, optando, na sequência, por dirigir-se para Rio Preto, onde havia condições de pouso. O procedimento é considerado normal na aviação. Veja abaixo imagem do Flightradar24 referente às voltas do avião e o rumo a Rio Preto.
O servidor público da Câmara Municipal de Araçatuba Márcio Paiola, que voltava de São Paulo com a esposa, a aposentada Rita Paiola, conta que o voo transcorreu normal, sem susto nem medo. A aeronave Boeing Modelo 737 700 prefixo PR-GEJ tinha cerca de 100 passageiros.
“Foi tudo muito tranquilo e, zelando pela segurança dos passageiros, a comandante agiu corretamente, optando por pousar em Rio Preto. O trabalho dela foi de excelência, pois o vento lateral estava muito forte, chamado de rajada”, afirmou Paiola, que é um apaixonado por aviação e tem muito interesse pelo tema.
Em Rio Preto, a GOL fretou um ônibus para os passageiros até Araçatuba, além de fornecer um lanche. A chegada à cidade foi por volta das 19h.
A empresa aérea enviou a seguinte nota sobre o ocorrido:
“A GOL informa que ontem, quarta-feira (13), o voo de Congonhas (CGH) para Araçatuba (ARU) precisou alternar para o aeroporto de São José do Rio Preto (SJP), devido aos fortes ventos. Após o desembarque, clientes seguiam por via terrestre para Araçatuba. Para o retorno, no período da tarde, realizamos o traslado SJP-ARU para tentativa de pouso e para transportar os clientes do voo ARU-CGH. O pouso aconteceu normalmente em ARU e os clientes puderam embarcar rumo a São Paulo/Congonhas com 1h e 40 minutos de atraso. A Companhia reitera que medidas como esta são tomadas com foco na Segurança – valor número 1 da GOL.“