Policiais ambientais flagraram nesta segunda-feira um abate clandestino de gado que resultou na apreensão de quase uma tonelada que seria destinada a um açougue do dono do abatedouro clandestino localizado em uma chácara em Lavínia, a 70 quilômetros de Araçatuba.
Os policiais realizavam atendimento de ocorrência de corte ilegal de árvores quando passaram em frente a um sítio e perceberam grande quantidade de sangue escorrendo pela estrada de terra em frente à propriedade. Eles entraram para ver a origem e descobriram o abatedouro clandestino na chácara Santo Antônio.
O dono da propriedade disse que tem um açougue e já havia abatido seis novilhas e que uma aguardava no caminhão gaiola para também ser abatida. Disse que teria nota fiscal para comprovar a origem dos animais, mas não estava com ele.
Por existir dúvida quanto a procedência das novilhas, o caso foi levado à Polícia Civil. A Defesa Agropecuária foi acionada e enviou dois médicos veterinários do município de Andradina. Eles condenaram aquela carne para o consumo humano destinando para destruição em graxaria, totalizando 940 quilos.
Parte da carne já havia sido destinada ao açougue, onde compareceu uma equipe da vigilância sanitária do município e lacrou a câmara fria para conferência no dia posterior. A Defesa Agropecuária lavrou quatro autuações, sendo três em relação a falta de guia de transporte e de atualização do saldo de animais, que totalizou R$ 3.768,00 e a autuação quanto ao abate clandestino pode chegar até R$ 171.300,00.
O proprietário apresentou uma Nota Fiscal sem indícios de inaltenticidade e uma GTA que foi emitida após o início da fiscalização.