O prolongamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo, também chamado de “nova Pompeu”, em Araçatuba (SP), vai ganhar uma ciclovia de 883,37 metros. A Prefeitura publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do município, a homologação da empresa vencedora da licitação para executar a obra, a Abelar Soares de Oliveira, de Pereira Barreto (SP), no valor de R$ 124.358,88.
O prazo de execução da obra é de três meses após a assinatura da ordem de serviço. A ciclovia, segundo a Prefeitura atende à solicitação de moradores da região e será construída no canteiro central da Pompeu, entre a Rua Sarjob Mendes, e a Avenida Café Filho.
Araçatuba possui, atualmente, duas ciclovias, uma na Avenida José Ferreira Batista, com 1.860 metros de extensão, e outra na própria Pompeu de Toledo, cuja extensão é de 2.535 metros.
Conforme a Prefeitura, de acordo com a necessidade e viabilidade técnica, o município pretende construir mais ciclovias na cidade. “Tanto as ciclovias quanto as ciclofaixas nas cidades contribuem para reduzir acidentes no trânsito, além de estimular o ciclismo como uma forma de deslocamento sustentável e veloz, melhorando a mobilidade urbana”, afirma o engenheiro Paulo Trigo, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.