A onda de calor que atinge o Brasil neste fim de setembro ainda não chegou ao seu pico. No fim de semana, temperaturas no país podem chegar a 44ºC, de acordo com a previsão do Climatempo. Nos últimos dias, três capitais brasileiras já bateram seus recordes históricos de calor: Campo Grande (MS), com 36ºC, Goiânia (GO), com 38,3ºC, e Boa Vista (RR), com 40,6ºC. Na região de Araçatuba, no interior de São Paulo, a previsão é que a máxima alcance os 41ºC nesse final de semana até o o começo da próxima semana.
Ao menos outras oito capitais podem superar suas temperaturas máximas para setembro e até os maiores registros históricos até domingo. São Paulo tem previsão de 38ºC que, se confirmada, derrubará a marca anterior de 37,8ºC, de 17 de outubro de 2014. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigos à saúde em razão do calor e da umidade baixa até o final do domingo na maior parte do país.
Os Estados do Centro-Oeste deverão ser os mais afetados entre os dias 23 e 24, data em que começa a primavera. Mato Grosso deve ter as maiores temperaturas, com a capital Cuiabá tendo expectativa de máxima de 43ºC. Campo Grande (MS) pode ter até 39ºC, enquanto Goiânia (GO) deve repetir a máxima na casa dos 38ºC.
No Sudeste, o Rio de Janeiro pode ter máxima de 41ºC. Já Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) podem registrar até 36ºC. No Norte, Palmas (TO) também deverá sofrer com calor extremo, vendo os termômetros chegarem a 40ºC, assim como Teresina (PI). As regiões Sudeste, Centro-Oeste, além de partes do Nordeste e os Estados do Tocantins e do Paraná devem registrar sol forte e baixa umidade do ar ao longo do fim de semana.
As regiões da Zona da Mata e do Agreste do Nordeste, assim como grande parte do Norte do país, devem ter pancadas de chuva no fim de semana. Já o Rio Grande do Sul deverá registrar forte chuva, com temperaturas menos elevadas. As regiões da serra, do litoral e do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, também têm previsão de chuva. Curitiba pode atingir os 35ºC ao longo do fim de semana, ficando ligeiramente abaixo do recorde de 35,5ºC, registrado em 2020.