Fim de Setembro, fim da Campanha?
Não!
A Campanha de Prevenção ao Suicídio, de cuidados com a Saúde Mental; deve seguir acontecendo mês a mês, semana a semana, dia a dia.
Fato é: o sofrimento mal tratado ou não tratado evolui para sintomas, e quando a gravidade elevada toma conta dos sintomas, a angústia pode sequestrar a vida.
O que esse número crescente de vidas perdidas para o Suicídio, nos mostra?
Nos mostra que nossa Saúde Mental está adoecida. Revela que nossa Saúde Mental está pedindo socorro. Denuncia que precisamos cuidar zelosamente da nossa Saúde Mental e Emocional. Deixa claro que algo não vai bem na forma de estarmos na vida.
Cuidamos do corpo, cuidamos da alimentação, cuidamos dos cabelos, cuidamos da aparência….por que não cuidamos de nossa Saúde Mental e Emocional? A resposta é: preconceito, desinformação, negligência, falta de conhecimento.
Diante da realidade que enfrentamos nos dias atuais (mais de 38 vidas perdidas para o Suicídio por dia, mais de 14 mil vidas perdidas para o Suicídio por ano/Brasil); se faz necessário e urgente romper com a negligência e o preconceito.
Você tem uma Saúde Mental e ela é da sua responsabilidade e ela requer cuidados contínuos. Atente-se para os seus sintomas, suas dores, suas questões, seu mal estar, sua desorganização emocional, seu sofrer.
Dê a eles a devida atenção, o devido cuidado. Tenha cuidado de si.
Não sabemos o que somos capazes de suportar, ou o que não somos capazes de suportar; não arrisque com o adoecimento emocional/mental!
Peça ajuda!
Busque ajuda, profissional e adequada!
🎗️Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental
🎗️Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro
(*) Eliane Cabral é psicóloga clínica, psicanalista e especialista em prevenção e pósvenção em suicídio