Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau e baixista da banda Ultraje a Rigor, está iniciando o processo de “desmame” da ventilação mecânica após ter a sedação reduzida, conforme atualizações do Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, onde ele se encontra internado.
O termo “desmame” da ventilação mecânica refere-se ao processo gradual de redução e eventual interrupção da assistência ventilatória fornecida por um ventilador mecânico a um paciente. Em outras palavras, é a transição do paciente de receber suporte total ou parcial do ventilador para respirar de forma independente, sem a ajuda do equipamento.
O objetivo do desmame é garantir que o paciente possa manter uma respiração adequada e segura por conta própria. Durante o processo, os profissionais de saúde monitoram de perto o paciente para garantir que ele seja capaz de manter níveis adequados de oxigenação e eliminação de dióxido de carbono sem o suporte do ventilador.
Apesar dos avanços, o boletim médico ressalta que o paciente continua em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, até o momento, não acordou. A redução da sedação começou no último sábado (09).
Mingau, que também teve que passar por uma traqueostomia, foi hospitalizado após ser atingido por um tiro na cabeça no dia 02 deste mês. O incidente ocorreu em uma suposta tentativa de assalto em Paraty, Rio de Janeiro. Segundo relatos de um amigo que estava com o músico, ambos tinham sacado R$ 300 e estavam se dirigindo a um estabelecimento próximo para fazer um lanche, a apenas 300 metros de uma base da Polícia Militar.