O PDT (Partido Democrático Trabalhista), que estava sem diretório municipal em Araçatuba, agora está com uma diretoria provisória presidida pelo aposentado José Aparecido de Lima, 73 anos, mais conhecido como Leitoa. A curiosidade é que a sigla só tem parentes de Leitoa, que colocou como membros sua esposa, filhos e neto, uma verdadeira oligarquia. A nominata provisória tem validade até 15 de fevereiro de 2024, o que significa que sua composição pode mudar no ano que vem, até porque o presidente nacional da sigla é o ministro do Trabalho de Lula, Carlos Lupi, que deverá apoiar os candidatos ligados ao governo federal, como é o caso do PV e PC do B, com quem o PT tem federação.
Ligado ao vereador Dr. Jaime (PSDB), Leitoa trabalhou por quase uma década na Secretaria Municipal de Esportes, como cargo comissionado, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto, já falecido, que governou a cidade nos períodos de 2001-2004 e 2005-2008. Como Dr. Jaime deve apoiar os candidatos que terão o aval do prefeito Dilador Borges, é pouco provável que o PDT permaneça com Leitoa e sua família para as eleições do ano que vem. Tudo dependerá de como os diretórios estadual e nacional do partido irão avaliar a composição local da sigla.
Hoje aposentado, Leitoa continua como integrante do América Futebol Clube, onde joga na equipe master, de veteranos. Em conversa com esta coluna, ele disse que ainda não definiu quem o partido deverá apoiar nas eleições municipais de 2024, assim como também ainda não estabeleceu metas para a disputa de vagas no Legislativo araçatubense. Em 2020, Leitoa foi candidato a vereador e obteve 124 votos, mas disse que não pretende disputar novamente no ano que vem.
Além de Leitoa, que está como presidente do PDT em Araçatuba, todos os demais membros têm sobrenome Lima. Seu neto, Diego Yokota Lima, é o vice-presidente. Também compõem o diretório os filhos Farley Aparecido Rodrigues de Lima (secretário-geral); Sil Wagner Rodrigues de Lima (tesoureiro); e Hudson Ricardo Rodrigues de Lima (vogal). A esposa Josefa Rodrigues de Lima completa a lista dos integrantes, como vogal. Questionado por que da escolha de familiares, Leitoa disse que são pessoas em quem confia e afirma ter obtido o aval do partido na esfera estadual.
Plenária do PSOL e eleições 2024
O diretório do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Araçatuba realiza uma plenária neste sábado (9), às 14h, em sua sede (Rua Gonçalves Ledo, 95), para definir sua posição em relação às eleições para prefeito, previstas para outubro do ano que vem. O evento é aberto ao público em geral. A tendência é que a sigla opte por não lançar candidatura própria para prefeito e foque no Legislativo, onde, segundo o presidente municipal, professor Matheus Lemes, há o maior atraso na política local. Além da definição dos rumos do partido para 2024, a plenária irá realizar a eleição de seu diretório, que deverá alçar Lemes novamente como presidente da sigla em Araçatuba.
Ato contra a fome e em favor da democracia
Por falar em PSOL, o partido realizou um ato no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, contra a fome e em favor da democracia, na Praça Rui Barbosa. O presidente da agremiação, professor Matheus Lemes, afirmou que Araçatuba ainda possui um grande contingente de pessoas em situação de vulnerabilidade e que a fome é algo inadmissível. Criticou também os financiadores dos atos golpistas que culminaram com a invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes, em oito de janeiro, em Brasília (DF). “Se tivesse taxação de grandes fortunas, eles não teriam condições de financiar atentados contra a democracia”, afirmou.
Socialite de Araçatuba e empresário de Birigui
Na região, a socialite Marici Junqueira Bernardes, de Araçatuba, e o empresário Rodrigo Albani Borini, de Birigui, foram alvos da 16ª fase da Operação Lesa Pátria, desencadeada na última terça-feira (5), com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições. Na terça-feira, A PF tinha como meta o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.
A artista e deputada Leci Brandão
O show da cantora Leci Brandão, no Sesc Birigui, nessa quinta-feira, feriado de 7 de setembro, foi marcado por muito samba e discursos politizados. A artista, que é deputada estadual pelo PC do B-SP, aproveitou sua apresentação para defender a diversidade, a educação, a juventude e a democracia. De outro lado, repudiou a violência contra as mulheres e o feminicídio. Prestes a completar 79 anos, no dia 12 de setembro, a cantora e compositora encantou com sua voz potente e, apesar de não conseguir sambar, devido a uma angioplastia no tornozelo realizada em maio deste ano, mostrou vitalidade em mais de uma hora e meia de show. Ao final, fez questão de entoar um coro pela democracia, arrancando aplausos dos presentes.