Após o vendaval da última quarta-feira (13), muitos moradores de Araçatuba ficaram sem energia, devido aos danos causados pelos fortes ventos na rede elétrica. Alguns, por poucas horas, mas outros acabaram ficando no escuro por mais de 24 horas, o que gerou revolta e indignação.
O corte no fornecimento de energia ocorreu praticamente em toda a cidade, como Umuarama, Alvorada, Vila Mendonça, Abílio Mendes, Lago Azul, Palmeiras, Chácaras Aguiar, Água Branca, dentre outros bairros.
A maior parte dos clientes, segundo a CPFL Paulista, teve o serviço restabelecido na madrugada de quinta-feira (14), mas foram muitos relatos ao RP10 de moradores que tiveram de esperar por um dia inteiro ou até mais do que isso para ter a energia de volta.
Foi o que ocorreu com a encarregada de Recursos Humanos Fátima, que mora em um prédio de apartamentos localizado no bairro Saudade, em Araçatuba. Ela ficou sem energia das 20h de quarta-feira (13) até as 20h30 de quinta (14), ou seja, mais de 24 horas no escuro.
Para ela, o transtorno foi grande, pois teve de subir e descer as escadas do prédio seis vezes, do térreo ao nono andar, onde fica seu apartamento, já que o elevador não funciona sem energia. “Fiquei até com dor na panturrilha de tanto subir e descer”, afirmou, ao relatar o que considerou uma falta de respeito da concessionária.
A designer de sobrancelhas Adriele Zanone, que reside em uma casa na Vila Mendonça, também passou sufoco por mais de 24 horas, à espera do restabelecimento de energia. Em sua residência, o fornecimento foi interrompido por volta das 18h30 de quarta-feira e só retornou por volta das 21h, um total de 26 horas e meia sem eletricidade.
Mãe de duas crianças, ela teve de esquentar água para o banho e contar com a lanterna do celular para iluminar a casa. O filho mais novo, Enrico, de cinco anos, chorou o tempo todo com medo do escuro. “Tive que fazê-lo dormir mais cedo, porque ele ficou apavorado. Fora que estava frio e, ao tomar banho de caneca, as crianças acabaram tomando friagem”.
Ela contou que ligou várias vezes para a CPFL Paulista e, a cada ligação, os atendentes davam uma previsão de restabelecimento de energia que acabava não sendo cumprida. “É um absurdo fazerem isso com a gente. A energia não é nada barata, pagamos caro pelo serviço e ainda somos tratados com esse descaso todo?”, questionou.
A internauta Priscilla Silva, que respondeu a uma enquete na página do RP10 no Facebook, contou que no Umuarama, onde mora, foram mais de 15 horas sem eletricidade. “Tenho três crianças pequenas, imagine o transtorno que passamos. Temos que estar com a conta em dia, mas somos lesados de qualquer jeito”, disse.
PROCON
O diretor do Procon de Araçatuba, Carlos Eduardo Spegiorin, disse que o consumidor deve registrar a reclamação quando houver descontinuidade no serviço de energia, como ocorreu nesta semana.
“Havendo um problema que afete um grande número de consumidores, nós averiguamos e a falha na prestação de serviço é passível de reparação, seja por meio do Procon ou até da Justiça”, afirmou.
Conforme ele, as concessionárias são obrigadas a manter um registro quando há oscilação de energia que comprove se houve falha no serviço. Isso ocorre porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina a inversão do ônus da prova, ou seja, quando o consumidor registra uma queixa, é o fornecedor que tem de demonstrar que não houve a oscilação e o dano.
“Se não fosse desta forma, o consumidor estaria totalmente impossibilitado de comprovar a falha no serviço, porque seria uma prova praticamente impossível de ser obtida”, explicou.
Além do Procon, que em Araçatuba funciona no Atende Fácil (Rua Oscar Rodrigues Alves, 295, Centro), o consumidor pode registrar sua queixa no site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica): https://www.gov.br/aneel/pt-br
OUTRO LADO
A CPFL Paulista informou, quando questionada, que equipes seguiam mobilizadas e atuando para efetuar os reparos necessários na rede elétrica danificada durante o vendaval que atingiu Araçatuba na quarta-feira.
Conforme a empresa, a maior parte dos clientes teve a energia restabelecida ainda na madrugada de quinta-feira e que restaram “apenas casos pontuais” que estavam sendo atendidos pelas equipes da companhia e que o fornecimento de energia nas regiões afetadas seria normalizado no menor tempo possível.
A empresa não informou, no entanto, quantos foram os casos considerados “pontuais” que ficaram sem eletricidade por mais de 24 horas.
Os canais de atendimento para o registro da falta de energia da empresa são: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 ou pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Com relação a dúvidas sobre equipamentos danificados, a CPFL Paulista orienta que os clientes podem procurar a companhia por meio de seus canais de atendimento e solicitem a análise seguindo o procedimento padrão.
A solicitação pode ser feita também pelos canais da companhia: www.cpfl.com.br, pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita) ou nas agências e postos de atendimento presencial.