Desde esta segunda-feira (18), todas as praças de pedágio administradas pela concessionária Eixo SP, localizadas no centro-oeste de São Paulo, começaram a cobrar pelo uso de todos os eixos dos veículos de transporte de carga, incluindo aqueles que estão suspensos. Esta mudança se apoia na legislação federal que define os critérios para considerar como vazios os veículos de transporte de cargas que circulam por rodovias estaduais.
O processo de identificação de eixos será efetuado através da placa do veículo. Câmeras localizadas nas praças de pedágio identificarão a placa e, em conexão com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, verificarão a existência de um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-E) ativo. Caso seja detectado um MDF-E aberto, a tarifação será efetuada levando em conta todos os eixos do veículo, independente de estarem ou não em contato com o solo.
Isso significa que, mesmo que um veículo tenha eixos suspensos, será tarifado por todos eles, desde que haja um MDF-E em vigor.
Confira a localização dos pedágios onde ocorrerá a cobrança da tarifa:
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294):
- Praça de pedágio Piratininga: km 370
- Praça de pedágio Garça: km 425,7
- Praça de pedágio Oriente: km 474,8
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225):
- Praça de pedágio Dois Córregos: km 143,8
- Praça de pedágio Jaú: km 199,4
Rodovia Lourenço Lozano (SP-293):
- Praça de pedágio Cabrália Paulista: km 2
Rodovia Geraldo de Barros (SP-304):
- Praça de pedágio Torrinha: km 255,8
Rodovia Manílio Gobbi (SP-284):
- Praça de pedágio Paraguaçu Paulista: km 458,3