A China anunciou nesta segunda-feira (4) a publicação de dois novos conjuntos de dados científicos. Os dados foram obtidos pelas suas sondas espaciais Tianwen-1, em Marte, e Chang’e-4, na Lua. O anúncio foi feito pelos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC, sigla em inglês).
O conjunto de dados da Tianwen-1, composto por informações coletadas de janeiro a março deste ano, inclui imagens capturadas por uma câmera de alta definição e totaliza quase 68 gigabytes. Esta é a quinta vez que a China divulga informações científicas obtidas pela sonda, que se tornou a primeira do país a entrar em órbita ao redor de Marte em 10 de fevereiro de 2021.
Paralelamente, a equipe do NAOC também divulgou o 38º lote de dados científicos da sonda Chang’e-4, adquiridos entre 15 de abril e 24 de junho deste ano. Este conjunto de dados tem um volume de 2,7 gigabytes e foi coletado por quatro cargas úteis montadas no módulo de pouso e no rover da sonda. A Chang’e-4 foi lançada em 8 de dezembro de 2018 e fez história ao realizar o primeiro pouso suave na cratera Von Karman, na Bacia do Polo Sul-Aitken, no lado oculto da Lua, em 3 de janeiro de 2019.
O lançamento destes novos lotes de dados marca um novo passo significativo na exploração espacial chinesa, sublinhando o papel do país como um ator relevante na comunidade científica global.