A forte onda de calor que afeta a região levou a população de Araçatuba a consumir 71 milhões e 773 mil litros de água no último sábado (23), um recorde de consumo que representa um aumento de quase 20% em comparação à média diária de setembro do ano passado, que foi de 58 milhões de litros/dia. Isso equivale a 13 milhões e 770 mil litros de água a mais.
Com a temperatura em patamares tão elevados, as estações de tratamento de água tiveram que operar em sua capacidade máxima e a GS Inima SAMAR emitiu uma nota alertando sobre o consumo excessivo e a importância do uso racional da água.
Com a onda de calor e consumo excessivo, totalmente acima dos níveis esperados para o sistema do município, a dificuldade maior é para os consumidores que não possuem caixas d’água em seus imóveis e por isso não conseguem uma reservação mínima.
A GS Inima SAMAR orienta a população de Araçatuba, além da instalação de caixas d’água nas residências que ainda não possuem reservação, a usar a água de maneira racional, evitando lavagem de quintais, carros e calçadas, bem como os desperdícios na hora de lavar louças ou tomar banho. Com a forte onda de calor, a água deve ser priorizada para o consumo humano e os cuidados com a hidratação do corpo.