A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma onda de calor excepcionalmente intensa que atingirá grande parte do Brasil nas próximas semanas. Espera-se que as temperaturas superem os valores médios históricos de setembro, com alto potencial de quebrar recordes absolutos.
Uma potente massa de ar quente dominará o país nos próximos dias. Embora o início da semana já apresente altas temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste, a segunda metade será ainda mais quente. O calor intenso, embora comum em setembro nessas regiões, atingirá níveis perigosos e requererá atenção especial das autoridades.
Estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão sentirão fortemente os efeitos da onda de calor, com marcas se aproximando ou superando os 40ºC.
As regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar as temperaturas mais altas, principalmente nas proximidades do Pantanal, com possíveis máximas entre 43ºC e 45ºC. Essa intensidade também é esperada em algumas áreas do Norte, Goiás, Sudeste e partes do Nordeste. No Rio de Janeiro, a temperatura pode superar os 40ºC no fim de semana, enquanto em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste devem ser os mais afetados pelo extremo calor.
O pico desta onda de calor está previsto para ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima. Modelos indicam uma similaridade com a intensa onda de calor vivenciada pelo Sudoeste dos Estados Unidos em julho deste ano.