A Prefeitura de Araçatuba, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, decidiu reforçar a segurança de seus pequenos alunos. Desde o dia 18 de setembro, tornou-se obrigatório o uso de um cartão especial para a retirada de crianças nas EMEBs Infantis, escolas municipais que atendem crianças de zero a cinco anos.
Este novo procedimento visa evitar equívocos e transtornos como o ocorrido em agosto, quando um menino de três anos foi, por engano, entregue a um desconhecido na EMEB Camila Tomashinsky. A medida foi rapidamente implementada, cobrindo as 40 unidades educacionais que atendem um total de 7.826 alunos nessa faixa etária.
Silvana de Sousa e Souza, secretária municipal de Educação de Araçatuba, detalhou o novo sistema. Cada família recebeu três vias do cartão, que é padronizado e gerado em sistema de gerenciamento de dados da secretaria. Embora seja opcional colocar a foto da criança no cartão, ela é essencial para garantir que a retirada ocorra de forma tranquila e segura.
Além do cartão, uma lista de pessoas autorizadas a retirar a criança, fornecida pelas famílias, também está em vigor. Nos raros casos em que o cartão não estiver presente, a criança só será entregue à pessoa que estiver na lista e que estiver portando um documento de identidade.
“Assim, é um filtro a mais para que não haja nenhum equívoco na entrega das crianças, para assegurar que estejam em ambiente seguro na unidade escolar e que a saída dela também seja um momento de tranquilidade. Inclusive, se o professor faltou, veio um professor substituto, esse também consegue, com segurança, fazer a entrega, porque tem lá o cartão evita qualquer tipo de contratempo”, reforça a secretária de Educação.