Após reportagem do RP10, a Secretaria de Estado da Educação iniciou a substituição dos ventiladores quebrados, nas salas de aula da Escola Estadual Professora Licolina Villela Reis Alves, localizada na Vila Estádio. Os alunos sofrem com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, que ultrapassaram os 41°C. Já o problema da falta de água gelada e de aparelhos de ar-condicionado para os estudantes se refrescarem ainda persiste.
Nessa quarta-feira (27), pais e mães de alunos da escola, que é de Ensino Fundamental e Médio, procuraram a reportagem do RP10 para relatar o problema na unidade escolar, que é de período integral, ou seja, os alunos entram às 7h e saem às 16h.
Alguns alunos chegam a passar mal com o forte calor e a única fonte de água (quente), no período da tarde, é de uma torneira que fica perto do portão de entrada.
Isso porque os dois bebedouros da escola, que comportam 180 litros cada, esvaziam mais rápido do que o normal, por conta da altas temperaturas, que também tornam o resfriamento da água reposta mais demorado. Conclusão: a água gelada só dura só na parte da manhã.
Para solucionar o problema, a Diretoria de Ensino de Araçatuba informou que já solicitou mais um bebedouro de água para atender a demanda dos alunos, mas não foi estabelecido um prazo para que isso ocorra.
Sobre os aparelhos de ar-condicionado, a Secretaria de Estado da Educação informou que irá fazer uma readequação da rede elétrica da escola para viabilizar a instalação destes equipamentos. A pasta informou que o processo licitatório está em fase final de aprovação, mas não forneceu um prazo para a sua concretização.
Por causa do intenso calor e falta de equipamentos para refrescar os estudantes, muitos pais e mães têm buscado os filhos mais cedo e, dependendo do dia, alguns chegam a nem ir à escola, pois já passaram mal na unidade escolar por causa do calorão.