O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (DMPS) foi instituído pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O data representa um compromisso mundial em focar a atenção na Prevenção ao Suicídio. E quando o assunto é Suicídio, a temática só pode ser Prevenção.
Se faz urgente cuidarmos da nossa Saúde Mental.
Hoje no Brasil por dia, em torno de 38 pessoas perdem a vida para o Suicídio. Em se tratando de faixa etária, a maior incidência está entre 15 e 29 anos. E esses números alarmantes demonstram que nossa Saúde Mental está em prejuízo, está em sofrimento, está reivindicando cuidados.
E como cuidar da Saúde Mental?
- olhe para si e para suas emoções
- olhe para suas questões
- olhe para os seus sintomas (ansiedade, sofrimento, angústia, humor triste, insônia, apatia, isolamento, etc)
- olhe para o seu sentir, não ignore suas dores, cuide e trate delas.
- busque ajuda profissional e adequada
Quando uma pessoa vai a ato, ela não quer pôr fim à vida, ela quer pôr fim ao sofrimento. Este grau de sofrimento e adoecimento é muito intenso, é uma agonização psíquica, mental e emocional.
O que uma pessoa em sofrimento precisa é de acolhimento, empatia e escuta.
O que uma pessoa em sofrimento NÃO precisa: invalidação da dor (você precisa reagir, você precisa ser forte, você precisa querer melhorar), julgamento e comparações.
Entenda: a busca pelo Suicídio é o final de todo um processo de adoecimento. O que leva a pessoa ir a ato é multifatorial, por isso a importância dos cuidados com a Saúde Mental sempre, a todo tempo.
Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de responsabilidade e sabedoria.
Peça ajuda! Busque ajuda!
- Eliane Cabral é psicóloga clínica, psicanalista e especialista em prevenção e pósvenção em suicídio