Convite do Podemos
O vereador Lucas Zanatta (PL) esteve com a presidente nacional do Podemos, a deputada federal paulista Renata Abreu, de quem recebeu o convite para ingressar na legenda. O encontro, realizado no mês passado, teve direito a postagem no Instagram da parlamentar. Lucas diz ter gostado muito da deputada, mas declinou o convite, porque pretende permancer no Partido Liberal, presidido pelo ex-deputado federal Valdemar da Costa Neto e do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro faz parte.
Dentre os motivos que levam o vereador a permanecer no PL está o risco de perda de suplência de deputado estadual. Com mais de 46 mil votos nas eleições de 2022, Zanatta é o quarto suplente do partido.
Zanatta obteve mais de 46 mil votos nas eleições de 2022
Levando-se em conta que há eleições municipais no ano que vem, há chance de ele se aproximar do mandato de deputado com uma possível eleição de colegas suplentes que estão à sua frente para assumir uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Ideais conservadores
Além disso, segundo Zanatta, o PL é o partido que mais se aproxima de seus ideiais conservadores e que o fato de ter mantido tal postura desde que entrou para a vida pública representa uma vantagem sobre os demais políticos perante o eleitorado.
Pré-candidato a prefeito
O vereador foi eleito pela primeira vez em 2016 e está em seu segundo mandato como vereador. Após conseguir a melhor votação entre os candidatos a deputado da região de Araçatuba, Zanatta, automaticamente, se credenciou para uma possível candidatura a prefeito. “Sou um pré-candidato e se esse desafio tomar forma, vou assumir esta responsabilidade”, afirmou a esta coluna. Perguntado sobre o seu vice, disse que ainda é uma incógnita.
“Assédio ao PL”
Sobre a possibilidade do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), assumir o PL, Zanatta acha que é difícil. Ele disse que esteve com o presidente estadual de seu partido, Tadeu Candelária, e disse estar otimista quanto ao futuro. “Essa história de que o Dilador vai tomar o partido, ou alguém mente aqui ou mente lá, eu não garanto ninguém, mas eu me garanto. Há um assédio em relação ao PL, até petista quer o PL, as pessoas querem ter essa marca de partido conservador na expectativa de ter voto”, afirmou.
Encontro com Bolsonaro
Sobre o encontro que Dilador teve com Bolsonaro e Costa Neto, em junho deste ano, Zanatta disse considerar natural, pois o prefeito de Araçatuba é amigo do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. Este, por sua vez, aproveitou aquela ocasião para migrar do PSDB para o PL.
“Muita água vai rolar”
Zanatta reconhece que muita água ainda deve rolar antes de o cenário eleitoral de 2024 ser definido. No entanto, reafirma que acha natural ser o pré-candidato do partido. “Após a votação na eleições de 2022, acabou se criando na opinião pública, que eu sou o nome do PL”, finalizou.
Homenagem a Ferreirinha
O ex-vereador José Ferreira Baptista Júnior, o Ferreirinha, que faleceu no dia 21 de julho deste ano, aos 107 anos de idade, recebeu uma homenagem póstuma durante a 22ª sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, realizada nessa segunda-feira (7).
Ferreirinha faleceu no dia 21 de julho
De autoria do vereador Dr. Alceu (PSDB), o voto de pesar pela morte do político, que integrou a primeira legislatura da Câmara araçatubense (1948-1951), foi aprovado pelos demais parlamentares.
Homenagem a Ferreirinha 2
Ferreirinha atuou como vereador de Araçatuba cidade por 21 anos, durante cinco legislaturas, e chegou a presidir o Legislativo araçatubense em 1962. Também foi bancário, professor, contador e, em 1971, formou-se na primeira turma do curso de Direito de Araçatuba. Filho de proprietários rurais, Ferreirinha nasceu em Birigui, em 31 de dezembro de 1915. Mudou-se para Araçatuba ainda na década de 1920. Era viúvo de Maria Amanda Ladeia, com quem foi casado por 71 anos e teve oito filhos: Asdrúbal, Elaine, Marilda, Lígia, José Ferreira Batista Neto, Raquel, Fábio e João Luís.