Um episódio inusitado ocorreu na Câmara de Vereadores de Cândido Mendes (MA) na sexta-feira (4), quando o vereador Cleverson Pedro Sousa de Jesus, também conhecido como Sababa Filho (PCdoB), jogou um montante de dinheiro pela janela da Câmara. Sababa alega que o dinheiro, totalizando R$ 300 mil, foi oferecido pelo prefeito da cidade, José Bonifácio Rocha de Jesus, conhecido como Facinho (PL), como suborno para que ele renunciasse ao cargo.
Os cidadãos locais registraram vídeos do incidente (veja mais abaixo), onde se pode ver o vereador lançando o dinheiro do primeiro andar, com pessoas se amontoando para pegá-lo. “Eu estou com uma mochila de dinheiro para eu renunciar ao mandato. Eu não vou renunciar”, afirmou Sababa antes do ato.
Segundo o vereador, o dinheiro não lhe pertencia e sim ao povo. A renúncia permitiria que seu suplente e aliado do prefeito assumisse, dando a Facinho uma maioria na Câmara.
Por sua vez, o prefeito negou veementemente as acusações de Sababa. “Eu gostaria que esse vereador provasse se eu repassei o dinheiro para ele”, desafiou Facinho, acrescentando que pretende apresentar uma representação judicial contra o vereador. O prefeito ainda sugeriu que o dinheiro poderia ter outras origens e criticou Sababa, que faz parte da oposição, por tentar denegrir sua administração.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) abriu uma investigação sobre a fonte do dinheiro e a veracidade das alegações.