O vereador Coronel Guimarães (União Brasil), de Araçatuba, 58 anos, sofreu um infarto na madrugada de sábado (5) e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed, desde então. Suas condições de saúde são consideradas estáveis e ele deve ir para o quarto entre esta segunda (7) e terça-feira (8). Ainda não há previsão de alta hospitalar.
Segundo a esposa do vereador, Juliana Barzaghe Guimarães, ele começou a passar mal por volta das 2h de sábado, com muita dor no peito e suor excessivo. Ela, então, acionou o resgate do Corpo de Bombeiros, que o levou para o hospital.
Ao chegar lá, foram realizados dois exames, que diagnosticaram o comprometimento de uma veia do coração, que estava bastante obstruída. O vereador teve de ser submetido a uma angiosplatia, procedimento para a desobstrução da veia cardíaca.
Aos 58 anos, Coronel Guimarães nunca teve problemas no coração, segundo a esposa. Ele costuma fazer bastante exercício físico e mantém uma alimentação saudável, além de não beber e não fumar.
O infarto que sofreu na madrugada de sábado foi considerado moderado pelo médico que o atendeu. “Como Deus estava cuidando dele, ele não teve um infarto fulminante. Deus abençou que até o plantonista era um excelente plantonista”, contou a esposa.
Segundo Juliana, o vereador vinha sentindo dores no peito, mas que logo passavam, por isso não se preocuparam. No sábado, entretanto, a dor persistiu e veio seguida de suor excessivo. Sua esposa disse que ele está se sentindo bem e a previsão é de que deva ir para o quarto entre hoje (7) e amanhã (8).
VOLTA DO RECESSO
A Câmara de Araçatuba retoma as sessões ordinárias nesta segunda-feira, após o recesso de julho, mas o vereador não irá participar. Nos próximos dias, ele deverá receber uma avaliação médica que deverá apontar se ele estará liberado para os trabalhos legislativos nos próximos dias.