A Polícia Federal no Estado de São Paulo deflagra na manhã desta quarta-feira (16/8) a operação “Infâni”, visando combater o tráfico internacional de pessoas e a redução a condição análoga à de escravo, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
Trata-se de investigação de possível tráfico de pessoas em que trabalhadores, incluindo um menor de idade, oriundos do Paraguai foram aliciados, mediante fraude, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pelo empregador, e levados a esta cidade. Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados, recebiam valores irrisórios, além de alimentação insuficiente, em troca de 15 (quinze) horas de trabalho diário.
Inclusive, o documento da vítima adolescente foi entregue ao motorista de ônibus e posteriormente ao empregador, que o reteve. Tem sido uma preocupação a atuação de empresas de ônibus clandestinas, as quais promovem a migração ilegal de paraguaios e bolivianos, inclusive menores de idade desacompanhados, vítimas mais vulneráveis ao trabalho forçado. Nesse sentido, o Consulado do Paraguai informou que ano passado 22 (vinte e dois) menores paraguaios foram resgatados em São Paulo, estando eles desacompanhados.
Os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão e de tráfico internacional de pessoas, dentre outros.