Uma operação internacional deflagrada pelo Ministério da Justiça e Polícia Civil de São Paulo, nesta segunda-feira (28), com o objetivo de combater o crime de exploração sexual infantil pela internet, cumpre mandados no Brasil e em mais sete países. A ação também é feita no interior de SP, em Araçatuba, Birigui, Rio Preto, Catanduva e Votuporanga.
Em Araçatuba e Birigui foram cumpridos mandados de busca com a apreensão de equipamentos eletrônicos como celulares e computadores. Em Rio Preto, um professor da Unesp foi detido e será investigado por suspeita de pedofilia.
A operação “Aliados pela Infância” tem o objetivo de prender suspeitos de armazenar e disponibilizar imagens de abuso sexual infantil.
No total, são cumpridos 151 mandados de busca e apreensão no Brasil (50), Argentina (67), Paraguai (2), Chile (20), Equador (3), Estados Unidos (3), Porto Rico (2) e Panamá (6).
Segundo o g1, citando a Polícia Civil, no noroeste paulista são 13 mandados de busca e apreensão cumpridos em São José do Rio Preto (5), Catanduva (3), Votuporanga (2), Macaubal (1), Araçatuba (1) e Birigui (1). Outros dois mandados são cumpridos em Sorocaba e Itu (SP).
Até o momento, pelo menos 10 pessoas foram presas em flagrante no estado de São Paulo. A ação deve durar todo o dia.