Na manhã desta segunda-feira (7), o Brasil perdeu uma de suas grandes estrelas da teledramaturgia: Aracy Balabanian. A atriz, que tinha 83 anos, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, após ser diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano anterior.
Nascida em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Balabanian iniciou sua carreira artística precocemente, aos 12 anos de idade. Ela foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.
Em entrevista ao Memória Globo, a atriz relembrou o início de sua trajetória: “Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”.
Ao longo de sua carreira, Aracy interpretou personagens icônicos que marcaram a teledramaturgia brasileira, como a inesquecível Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e a carismática Cassandra de “Sai de Baixo”. A sua partida representa uma grande perda para o mundo artístico e para seus inúmeros admiradores.