A Polícia Militar Ambiental multou uma moradora de Luiziânia em R$ 18 mil por maus-tratos a animais. A ação ocorreu nesta terça-feira (1). De acordo com boletim de ocorrência, a mulher teria abandonado 6 cães na rua. Após denúncia, os PMs acharam os animais em situação de risco, com ferimentos, carrapatos e sem alimentação.
Ao notar os cães soltos e entregues à própria sorte, um vizinho os colocou de volta no quintal da casa da dona. Os policiais constataram que eles passaram vários dias com restos de comida, pouca água e sem cobertura para abrigá-los. Foi constatado que o quintal estava com falta de higiene e fezes para todos os lados.
Os policiais apuraram que a moradora havia viajado para outra cidade e abandonado os animais há vários dias. Por meio de contato telefônico, a moradora autorizou a entrada dos policiais e de agentes do centro de zoonoses local para a coleta de sangue para exames de leishmaniose, os quais constaram negativos.
Diante dos fatos, a ocorrência foi apresentada sem a presença da autora na delegacia de Luiziânia foi foi elaborado o BO de maus-tratos. Os animais foram apreendidos e ficaram aos cuidados do centro de zoonoses até a destinação para um abrigo.
A autora foi qualificada e contou sua versão por meio de telefone. Ela foi informada sobre a autuação de R$ 18 mil conforme o Art.29 da resolução Sima 005/21.