Um incêndio criminoso destruiu uma loja de roupas e a casa de uma comerciante de 55 anos, na madrugada da última sexta-feira no centro de Valparaíso. Por pouco o incêndio, que acabou com tudo que a família tinha, não se transformou em uma tragédia ainda maior, porque duas pessoas portadoras de necessidades especiais estavam dentro do imóvel.
A mulher contou que a casa onde morava era herança de sua mãe, que faleceu a um mês. Ela morava no imóvel com a filha, que tem paralisia cerebral e não anda e nem fala, e com uma tia, de 70 anos, que sofre de esquizofrenia.
É ela quem cuida das familiares e tirava o sustento de uma loja de roupas que funcionava em um salão anexo a residência. A família perdeu tudo, não sobrou exatamente nada, e nem o imóvel. Com medo e sem saber o que motivou esse incêndio criminoso, ela não revela onde está morando com medo de acontecer algo pior.
“Eu não tenho problema com ninguém. Não consigo imaginar quem possa ter feito isso”, disse Rosângela por telefone à equipe de reportagem do RP10 na noite desta terça-feira.
Criminoso
O incêndio foi sem dúvida uma ação criminosa. Imagens de câmeras de segurança mostram uma pessoa espalhando algo em frente ao imóvel dela, e em seguida a pessoa ateia fogo e corre, saindo do campo de captação das imagens. Em seguida o fogo se alastra e atinge todo o imóvel.
A filha e a tia da mulher estavam dentro do imóvel quando uma familiar percebeu o cheiro de queimado e correu até a sala para ver o que estava acontecendo, e retirou as duas, que poderiam ter sido carbonizadas no incêndio. A Polícia Civil está investigando o caso.