A Igreja Católica de Maria Lanakila (Nossa Senhora da Vitória), inaugurada em 1846 em Lahaina, Havaí (EUA), permaneceu de pé mesmo após incêndios florestais devastadores que transformaram o resto da cidade histórica em um cenário apocalíptico. O desastre natural já causou pelo menos 96 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas.
A resistência da igreja, em meio à destruição (veja o vídeo mais abaixo), foi vista por muitos como um “milagre”. Nas redes sociais, usuários expressaram sua admiração e fé, com comentários como “Um sinal definitivo de Deus” e “Deus continua dando sinais mesmo durante a tormenta”.
Monsenhor Terrence Watanabe, pastor da paróquia vizinha de St. Anthony’s, comentou sobre o ocorrido: “Basicamente, o que sabemos é o fato de que toda a cidade de Lahaina foi consumida pelo fogo. Tudo se foi. A igreja de Maria Lanakila, no entanto, ainda está de pé.”
A resistência da igreja católica histórica em meio à destruição generalizada reforça a fé de muitos e se tornou um símbolo de esperança em meio à tragédia.