Um homem foi baleado e morto durante troca de tiros com policiais militares do 12° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Araçatuba (SP), nesta sexta-feira (18), no Guarujá, litoral de São Paulo. Os militares de Araçatuba foram enviados para reforçar o patrulhamento no litoral paulista no âmbito da Operação Escudo.
Na tarde desta sexta, durante incursão na Favela do Perequê, os PMs foram surpreendidos por um criminoso que passou a atirar na direção dos policiais. Houve revide e o infrator foi baleado e morreu no local. Nenhum policial foi ferido na ação. Com o criminoso, a polícia encontrou um revólver calibre 38 municiado com projéteis deflagrados e intactos e drogas.
A Operação Escudo foi iniciada pelas forças de segurança de São Paulo em reação à morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, baleado e morto em Guarujá, em 27 de julho. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, ele foi atingido enquanto fazia patrulhamento em uma comunidade. Policiais militares de ações especiais de todo o estado estão se revezando durante a operação no litoral paulista.