Uma frente fria que avança sobre o Sudeste do Brasil aumentou a nebulosidade e trouxe chuva à região. Em Araçatuba, as pancadas caíram no início da madrugada deste sábado (19), o que provocou queda na temperatura, que baixou pelo menos 5°C em comparação aos dias anteriores.
Os termômetros, que vinham marcando entre 22°C e 36°C nos últimos dias, em Araçatuba, registram, neste sábado, entre 17°C e 31°C, ainda com 90% de possibilidade de chuva.
No domingo (20), a previsão é de uma pequena elevação na mínima, que deverá ser de 18°C, mas com queda na máxima, que deve chegar aos 28°C. Também há 90% de chance de chover em Araçatuba neste dia.
A semana também começa com chuva pela manhã, segundo o Instituto Climatempo e os termômetros deverão marcar entre 18°C e 31°C na segunda (21). Na terça-feira (22), a previsão é de tempo firme e elevação da temperatura, que pode chegar aos 35°C nos períodos mais quentes do dia, e aos 37°C na quarta-feira (23).
VENTANIA PROVOCA ESTRAGOS NO SUL
No Sul do País, houve fortes pancadas de chuva, ventania e queda de granizo, o que provocou estragos em algumas cidades, como em Urubuci (SC), na região serrana catarinense, onde houve queda de árvores e destelhamentos causados pelos fortes ventos.
As nuvens carregadas que se espalharam nos três estados da Região Sul do Brasil foram provocadas pela formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que se organiza sobre o mar, entre o litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires, na Argentina.
Conforme o Climatempo, durante este sábado, as nuvens carregadas da frente fria se espalham também sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e já avançam até o oeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Rio de Janeiro.
No Centro-Norte do Brasil, o ar seco predomina, e nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
(Com informações do Instituto Climatempo)