O talento artístico do jovem Vitor Hugo de Queiroz, estudante da escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, em Penápolis, foi reconhecido na capital paulista. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º) do concurso de desenho 2023 “Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China-Brasil”.
A cerimônia de premiação, realizada nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Consulado-Geral da China em São Paulo. Estiveram presentes autoridades como o cônsul-geral da China em SP, Chen Peijie, e representantes da Secretaria de Estado da Educação.
Em sua quarta edição, o concurso teve como objetivo principal popularizar a cultura chinesa no Brasil. Este ano, o evento contou com a inscrição de 601 desenhos, número que superou em mais do que o dobro as inscrições do ano anterior. A Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, ressaltou a importância dos laços de amizade entre Brasil e China, especialmente neste ano que marca o 49º aniversário das relações diplomáticas com a República Popular da China.
Além de Vitor Hugo, outros estudantes também foram premiados. Na categoria ensino fundamental anos finais, o vencedor foi Liniker Gabriel Serafim Pereira, enquanto no ensino médio, Clara Delcorso Gonzaga levou o prêmio principal. Os premiados receberam, respectivamente, uma pulseira inteligente, um tablet e um notebook.
Para aqueles interessados em apreciar os trabalhos premiados, os desenhos estão em exposição no Hall Monumental da Alesp, aberto ao público de segunda à sexta, das 8h às 20h.