A cirurgia na coluna do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), na noite dessa quarta-feira (23) foi bem-sucedida, segundo a equipe médica que realizou o procedimento. Ele segue internado no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, com quadro clínico estável. Ainda não há previsão de alta.
O procedimento cirúrgico teve início por volta das 19h dessa quarta e durou cerca de três horas. Dilador deverá passar por nova consulta médica nesta sexta-feira (25), para avaliar a evolução de seu quadro.
Seu retorno à Prefeitura estava previsto para a próxima segunda-feira (28), mas é bem provável que ele irá precisar se ausentar por mais dias, para a sua plena recuperação. Nesta quinta-feira (24), o prefeito conversou com secretários por telefone, informando que se sente bem e que logo estará de volta.
Segundo fontes próximas a Dilador, ele já teria condições de despachar pelo sistema Araçatuba Digital, mas a família o estaria contendo. Em São Paulo, ele segue acompanhado da primeira-dama, Deomerce Damasceno, e dos filhos Luciana e Fábio.
O ACIDENTE
O prefeito de Araçatuba sofreu uma queda de bicicleta em uma viagem ciclística, na terça-feira (22), em Minas Gerais. O acidente resultou em fraturas na coluna, nas vértebras C2 e C3. Ele foi levado a um hospital de Pouso Alegre (MG) e, de lá, transferido deambulância para São Paulo, onde chegou por volta de 1h dessa quarta-feira (23).
Dilador fazia o Caminho da Fé, uma rota de peregrinação que tem como destino o Santuário Nacional de Aparecida (SP). Momentos antes do acidente, ele chegou a gravar um video em frente à Igreja Matriz do município mineiro de Borda da Mata.
Na gravação, ele diz que estava de partida para o terceiro dia do Caminho da Fé, na terça-feira (22), e que percorreria mais 37 quilômetros até chegar a seu destino.
“Nossa perspectiva, hoje, é de maior dificuldade no pedal. Mas vamos vencer e, se Deus quiser, sem derrapagem. Peço que Nossa Senhora Aparecida nos proteja, como protegeu ontem”, afirmou, mostrando que sabia da dificuldade do percurso que percorreria.
Após a consulta médica do prefeito prevista para esta sexta, sua assessoria deverá divulgar uma nova nota, iatualizando o seu estado de saúde.