Os consumidores de pequenos negócios no Estado de São Paulo planejam gastar, em média, R$ 241 na compra de presentes para o Dia dos Pais deste ano. Esse valor representa um aumento de 47,5% em relação ao levantado em 2021, segundo a pesquisa “Quem compra do pequeno”, realizada pelo Sebrae-SP. Considerando a inflação (IPCA) de 15,6% entre julho de 2021 e julho de 2023, observa-se uma tendência de aumento real do tíquete médio.
Aproximadamente 213 mil empresas serão beneficiadas com a data, sendo 153,3 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 59,4 mil micro e pequenas empresas (MPEs).
Felipe Ferreira de Barros, consultor da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP, destaca: “Os dados evidenciam a importância do Dia dos Pais para os pequenos negócios e fornecem insights valiosos sobre comportamento de compra e meios de pagamento, que podem orientar estratégias para outras datas comemorativas.”
De acordo com a pesquisa, 36,5% dos consumidores planejam gastar o mesmo valor que no ano anterior, enquanto 32% pretendem gastar mais e 26% menos. As opções de presentes mais populares incluem roupas (46%), perfumes (26%), produtos de cuidado pessoal (23%), calçados (17%) e almoço ou jantar em estabelecimentos gastronômicos (12%).
Quanto aos meios de pagamento, o Pix lidera com 55%, seguido por cartão de crédito (51%), dinheiro (37%) e cartão de débito (33%). A maioria, 71%, optará pelo pagamento à vista.
Os principais fatores que levam os consumidores a escolher produtos de pequenos negócios são: preço (42%), qualidade dos produtos (32%) e ofertas/promoções (31%). Em relação ao processo de compra, 54% preferem a modalidade presencial e 48% planejam suas compras com antecedência.