A rara cobra de duas cabeças, que havia sido retirada de exibição devido a um acidente, está de volta ao Cameron Park Zoo, no Texas, EUA. O animal, que possui duas cabeças, dois cérebros e foi carinhosamente nomeado de Pancho e Lefty, sofreu um ferimento no pescoço em fevereiro de 2021 e passou por um período de recuperação.
A cobra foi doada ao zoológico em 2016 por uma família que a encontrou em seu quintal. Devido à sua condição única, o animal pode facilmente se machucar, especialmente se ambas as cabeças tentarem se mover em direções opostas, resultando em possíveis enroscos em obstáculos como galhos e pedras.
“Ele tinha um ferimento no pescoço esquerdo. Então, tiramos da exposição para tratá-lo. Nossas equipes de veterinária e de répteis trabalharam duro para manter a ferida enfaixada e limpa”, disse um representante do zoológico. Com a ferida totalmente fechada e o animal se alimentando bem, o zoológico decidiu que era hora de reintroduzi-lo ao público.
Para garantir a segurança da cobra, seu habitat foi cuidadosamente remodelado. “A exposição dela não tem muitos obstáculos além da grama. Esperamos que este design forneça cobertura suficiente para que a cobra se sinta segura e, ao mesmo tempo, fisicamente segura, para que ela não machuque o pescoço novamente”, acrescentou o representante.
O retorno da cobra de duas cabeças tem sido muito aguardado. “Mesmo que ele esteja fora de exibição por mais de dois anos, recebemos perguntas sobre ele regularmente, por isso estamos entusiasmados por ele estar visível para todos novamente”, concluiu o zoológico.