O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) constatou a fraude conhecida como “bomba baixa”, em um posto de combustíveis de Araçatuba, na manhã desta quarta-feira (23). O posto Pop Top fica na Rua Anselmo Manarelli, bairro Santana. Os fiscais ainda estão no local e o estabelecimento deverá ser interditado.
A fraude, conforme o órgão, consiste em fornecer menos combustível do que o marcado no medidor. Em uma das bombas do posto, os fiscais constataram que a cada 20 litros, o consumidor recebia 1 litro a menos.
O posto deverá ser autuado e estará sujeito às penalidades previstas na Lei nº 9.847/99, incluindo multa que pode chegar a R$ 5 milhões.
A reportagem do RP10 tentou contato via telefone com o posto, mas ninguém atendeu às ligações. Assim que houver resposta, o posicionamento da empresa será acrescentado a esta matéria.
A fiscalização irá continuar ao longo do dia em outros postos de Araçatuba e região. Há suspeita de que pelo menos outros dois estabelecimentos estejam praticando a fraude de entregar menos combustível do que aponta a bomba, lesando o consumidor.
O RP10 acompanha o caso. Um balanço da fiscalização deverá ser divulgado no final desta quarta-feira (23).