Padilha na região
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), estará em Araçatuba e Birigui no dia 12 de agosto, para cumprir uma extensa agenda nos dois municípios. Padilha desembarca em Araçatuba por volta das 8h do sábado que antecede o Dia dos Pais.
Primeiro, irá se encontrar com prefeitos da região, em local ainda a ser definido. É possível que seja no Unisalesiano ou na própria Prefeitura de Araçatuba. Mais tarde, o ministro seguirá para Birigui, onde irá almoçar com lideranças e visitar o Instituto Federal (IF). Por volta das 16h, Padilha retornará a Araçatuba, onde deverá fazer uma plenária com lideranças locais.
Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais
Padilha na região 2
É certo que o ministro deverá receber um grande número de pedidos, tanto de prefeitos quanto de lideranças político-partidárias. Até porque, uma de suas funções é justamente fazer a interlocução entre o governo federal com os Estados e municípios. Além, é claro, de fazer a coordenação política do governo e conduzir o relacionamento do Planalto com o Congresso Nacional e os partidos políticos.
Não é a primeira vez
Esta, aliás, não é a primeira vez que Alexandre Padilha ocupa este cargo – ele também foi ministro das Relações Institucionais no final do segundo Governo Lula, de setembro de 2009 a dezembro de 2010. No ano seguinte, foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff (PT), ficando no cargo até 2014.
PDT em Araçatuba
O PDT (Partido Democrático Trabalhista), que teve Ciro Gomes como candidato a presidência da República no ano passado, está inativo em Araçatuba desde 2020. Nos bastidores, fala-se que a sigla deve ir para as mãos do DJ Sancler, que foi candidato a vereador pelo PT, em 2012, e pela Rede, em 2016. Ligado ao ex-prefeito Cido Sério (sem partido), ocupou cargo comissionado na Secretaria de Cultura em sua gestão.