O Teatro Municipal Castro Alves vai receber, no próximo domingo (6), o espetáculo de dança “Alumbramentos”, da Cia. Balé de Rio Preto. O espetáculo é gratuito e tem início às 19h.
A ação é de realização do Proac (Programa de Ação Cultural São Paulo), Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
No mesmo dia (6), às 15h, a Cia. de Rio Preto oferece um workshop de teatro-dança ministrado pelo elenco, com 25 vagas, trazendo aos participantes a dança contemporânea a partir da educação somática, exercícios teatrais e parte do processo de criação da Cia.
A duração é de 2h e o público alvo é de bailarinos e interessados com idade a partir dos 12 anos. Ministrantes: Carolina Campos, David Balt, Fábio D’Albert, Fernando Souza, Gisela Zeghini, Natália Gazola e Thaís Benites.
As inscrições para o workshop devem ser feitas pelo telefone (18) 3637-3736.
FICHA TÉCNICA
- Direção: Creuza Arruda
- Coreografia: Fernando Machado
- Trilha Sonora: Loop B
- Iluminação: Danilo Melo
- Operação de Som: Creuza Arruda
- Bailarinos: Carolina Campos, David Balt, Fábio D´Albert, Fernando Souza, Gisela Zeghini, Natália Gazola e Thais Benites.
- Duração: 55 min.
- Indicação Classificatória: 12 anos
- Figurino: Criação coletiva
- Fotos: Evandro Rocha, Edgar Machado, Juliana Merengue e Marcelo Caetano.
SINOPSE DO ESPETÁCULO
“Um dia eu vi uma moça nuinha no banho/ Fiquei parado coração batendo/ Ela se riu/ Foi o meu primeiro alumbramento”.
O espetáculo traz o instante único de (re)conhecimento da vida, o sopro de criação, em que um fato, que ocorre todos os dias, torna-se único, incomum, pessoal e particular, traduzido numa linguagem poética que leve a um alumbramento.
Unindo ou recriando os versos nos corpos dos intérpretes, com gestos simples e cotidianos ou momentos de grande virtuosismo, assim como utilizando a quebra de ritmos que é proposta por esse magnífico poeta da língua portuguesa, o coreógrafo e bailarinos/atores sentiram-se desafiados a reproduzir com fidelidade a linguagem poética de Manuel Bandeira, produzindo assim um espetáculo onde dança e teatro se unem na contemporaneidade.
SOBRE O ESPETÁCULO
O espetáculo “Alumbramentos” não pretende encenar a biografia do autor, mas mostrar suas influências e vivência poética, partindo das características de linguagem utilizadas por ele em suas obras.
“Alumbramentos” saboreia os momentos da vida e suas delícias. O alumbramento de Bandeira traz o instante único de (re)conhecimento da vida, recorrendo aos nossos símbolos mais constantes, como a infância ou cotidiano, onde uma simples e banal notícia de jornal vira matéria prima de sua obra.
Deixando-nos envolver por sua poesia, lida, relida, analisada, dissecada, bebendo do seu canto que vai do inconformismo à metamorfose, numa linguagem que expressa e envolve sinestesicamente o público, tentando, assim, ser fiel à alma do autor.
Foi essa capacidade incomum que, com simplicidade, transforma o cotidiano de todos nós em momentos especiais e poéticos, fez a Cia inspirar-se na obra deste grande autor.
O coreógrafo Fernando Machado realizou intensa pesquisa para propor experimentos com o objetivo de concretizar uma de suas propostas para o espetáculo, um grande baile. Ao investigar momentos que inspiraram o artista no caminho de sua vida, o coreógrafo extraiu elementos que colocam o bailarino/intérprete dentro do universo poético do autor modernista, numa instalação coreográfica, com material cênico e de luz vindos de lugares inusitados, não comuns aos espetáculos de dança, propondo que o gestual possa provocar no espectador a sensação de estar ouvindo os poemas através dos movimentos.